quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha - Jogos Vorazes


Jogos Vorazes – Jogos Vorazes #1
Autora : Suzanne Collins
Editora : Rocco
Nota : 10
Páginas : 400
Sinopse : Este livro narra uma luta mortal pela sobrevivência num futuro sombrio, encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos.


A história se passa em um futuro pós-apocalítico, onde o mundo foi devastado por tragédias naturais. Onde se localizava a América do Norte, fica agora a Nação de Panem, que é dividida em treze distritos. Cada distrito é responsável por algo que irá ser fornecido para a Capital, que governa Panem de uma forma um tanto injusta. Com isso o Distrito 13 se rebela contra a Capital, mas é derrotado e dizimado. Como forma de lembrar aos outros distritos quem é que manda, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual, transmitida para toda Panem, na qual em cada distrito  são sorteados um casal de adolescentes entre 12 e 18 anos para lutarem até a morte, até que reste só um.

A história começa 75 anos depois da rebelião, os chamados “Dias Escuros”. Katniss mora no Distrito 12, responsável pelo carvão e que é um dos distritos mais pobres. Ela perdeu seu pai em um acidente na mina em que ele trabalhava,  e desde então, sustenta sua mãe, – que ficou devastada com a morte do marido – e sua irmã mais nova, Prim,  caçando na floresta fora do limite do seu distrito – o que é ilegal.  Ela conhece Gale, que também caça para sustentar a família, e ele  se torna além de um companheiro de caçada, um amigo.

Chega o dia em que os nomes dos tributos serão sorteados – chamado de Dia da Colheita -  e Katniss está nervosa não somente por ela, mas principalmente por Prim, que terá seu nome pela primeira vez na Colheita. Cada ano, é adicionado um bilhete com o nome de cada adolescente com idade de participar dos jogos, logo, Prim só terá um bilhete. Novos bilhetes são adicionados em troca de uma Téssera, que é um escasso suprimento de grãos, e as famílias mais pobres tem seu nome inscrito várias vezes pois não tem do que se alimentar. Katniss já se inscreveu para as tésseras algumas vezes e conta com alguns bilhetes extras. O mais alarmante é Gale, que para alimentar sua família, que é maior que a de Katniss, se inscreveu diversas vezes, e conta com muitos bilhetes.

Na colheita o improvável acontece : a sorteada é Prim, e Katniss logo se oferece como voluntária para ir para os jogos no lugar de sua irmãzinha, que é a pessoa que ela mais ama no mundo. O garoto sorteado é Peeta Melark, o filho do padeiro. Então eles são levados para a Capital, onde precisam se preparar para os Jogos, pois lá é cada um por si.

Jogos Vorazes é um daqueles livros que desde os primeiros capítulos você não consegue largar – principalmente depois que os jogos começam. Eu queria saber logo como seria o desfecho do livro, mas mesmo assim tinha uma certa vontade de não terminar o livro, de tão bom que é. A forma como os fatos são apresentados, - a injustiça daquele lugar, onde a Capital tem do bom e do melhor e não dá a mínima atenção para os distritos passando fome, a forma como os cidadãos da Capital vêem os jogos como se aquilo fosse uma simples diversão, sendo que aquilo é a vida de várias pessoas que estão em risco – faz você logo torcer para os protagonistas e querer que aquela situação toda mude.

A sensação de medo durante os jogos é muito real, Katniss está em um arena e tem que lutar contra pessoas que treinaram a vida inteira para aquilo, – nos distritos mais ricos, é uma honra participar dos Jogos, e as crianças são bem alimentadas e treinadas desde crianças – sendo que ela vem de um dos distritos mais pobres.

O livro foi com certeza um dos melhores livros que li no ano passado. Com sorte peguei uma promoção na internet onde comprei os dois primeiros volumes da trilogia. Quando acabei o segundo volume, fiquei doido para ler logo o livro final. Leiam a série, pois vale muito a pena.

E o filme baseado no primeiro livro da série, estreará em 23 de março deste ano, em breve post sobre o filme, com imagens, trailer e etc.
  
Comentem a resenha, e sigam o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário